Biblioteca do mundo invisível
Notas Bibliográficas
POESIAS DIVERSAS DO MUNDO INVISÍVEL

Recebidas pelo Sr. Vavasseur

Esta coletânea, que no último número anunciamos como estando no prelo, aparecerá na primeira quinzena de janeiro. Nossos leitores puderam julgar o gênero e o valor das poesias obtidas pelo Sr. Vavasseur como médium, quer em vigília, quer em sonambulismo espontâneo, pelos fragmentos que publicamos. Limitar-nos-emos, pois, a dizer que ao mérito da versificação elas aliam o de refletir, sob a graciosa forma poética, as consoladoras verdades da doutrina e que, a esse título, terão um lugar de honra em toda biblioteca espírita. Julgamos acrescentar-lhes uma introdução, ou melhor, uma instrução sobre a poesia mediúnica em geral, destinada a responder a certas objeções da crítica sobre esse
gênero de produções.

Modificações introduzidas na impressão permitirão pôlas ao preço de 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 15 c.

RETRATO DO SR. ALLAN KARDEC

(Desenhado e litografado pelo Sr. Bertrand, artista-pintor)

Dimensão: papel china, 35 cm. x 28 cm; com a margem,45 cm. x 38 cm. – Preço: 2 fr. 50 c; pelo correio, para a França e a Argélia, porte e estojo de embalagem, mais 50 c. – Em casa do autor, rue des Dames, 99, Paris-Batignolles e no escritório da Revista.

O Sr. Bertrand é um dos excelentes médiuns escreventes da Sociedade Espírita de Paris e deu provas de zelo e devotamento pela doutrina. Esta consideração, aliada ao desejo de lhe ser útil, tornando-o conhecido como artista de talento, fez calar o escrúpulo, por nós tido até aqui, de anunciar a venda de nosso retrato, com receio de que nisto vissem uma presunção ridícula. Apressamo-nos, pois, em declarar que somos completamente estranhos a essa publicação, como a de retratos editados por vários fotógrafos.

UNIÃO ESPÍRITA DE BORDEAUX

A União Espírita de Bordeaux, redigida pelo Sr. A. Bez,momentaneamente interrompida por uma grave moléstia do diretor e por circunstâncias independentes de sua vontade,retomou o curso de suas publicações, como tínhamos anunciado, e deve ser arranjado um meio para que os assinantes não sofram qualquer prejuízo por essa interrupção. Felicitamos sinceramente os Sr. Bez e fazemos votos sinceros para que nada entrave,futuramente, a útil publicação que ele empreendeu e que merece ser encorajada.

LA VOCE DI DIO

O diretor da Voce di Dio, jornal espírita italiano que se publica na Sicília, informa que, por força de acontecimentos sobrevindos naquela região, e sobretudo as devastações causadas pela cólera, a cidade de Catânia, estando quase deserta, ele se vê forçado a interromper a sua publicação. Pretende retomá-la tão logo as circunstâncias o permitam.

RETIFICAÇÃO AOS EVANGELHOS DO SR. ROUSTAING

O Sr. Roustaing, de Bordeaux, dirigiu-nos a carta seguinte, pedindo a sua inserção:

Sr. Diretor da Revista Espírita,

Na obra que anunciastes no número da Revista Espírita de junho último, e intitulada: “Espiritismo Cristão ou Revelação da Revelação – os Quatro Evangelhos, seguidos dos mandamentos explicados em espírito e em verdade, pelos evangelistas assistidos pelos apóstolos e Moisés, recolhidos e postos em ordem pelo Sr. J.-B. Roustaing, advogado na Corte Imperial de Bordeaux,antigo bastonário, 3 vol., Paris, Livraria Central, no 24, 1866”, obra que presenteei à direção da Revista Espírita de Paris nos meses de abril e maio últimos, que a aceitou, foi omitida na impressão, o que escapou à correção das provas, uma passagem do manuscrito. Esta passagem omitida e que está assim concebida, tem seu lugar depois da última linha da página 111 do 3o volume:

“E esta hipótese da parte dos espíritas: – Se o corpo de Jesus tivesse sido um corpo terrestre – e se os anjos ou Espíritos superiores tivessem podido torná-lo invisível, levá-lo e o tivessem levado – no momento mesmo em que a pedra foi arrancada e derrubada, seria, a priori, inadmissível e falsa; ela deve, com efeito, ser afastada como tal, em presença da revelação feita pelo anjo a Maria, depois a José; revelação que então seria mentirosa, que não o pode ser, emanando de um enviando de Deus, e que deve ser interpretada, explicada segundo o espírito que vivifica, em espírito e em verdade, segundo o curso de leis da Natureza, e não rejeitada.” (Vide supra, 3o vol., págs. 22-24; – 1o vol., págs. 27 a 44; 67 a 86; 122 a 129; 165 a 193; 226 a 266; – 3o vol., págs. 139 a 145; 161 a 163; 168 a 175).

Pela publicidade em vosso jornal, para levar ao conhecimento dos que leram, dos que lêem e dos que lerão esta obra, esta omissão que ocorreu na impressão, e a fim de que os que têm esta obra possam acrescentá-la a mão, na página indicada, o parágrafo acima mencionado – venho solicitar a gentileza da inserção da presente carta no mais próximo número da Revista Espírita de Paris, pelo que vos agradeço antecipadamente.

Aceitai, senhor Diretor, etc.

Roustaing,

Advogado na Corte Imperial de Bordeaux, antigo bastonário.
Rue Saint-Siméon, 17
R.E. , janeiro de 1867, p. 53